Prefeitura Municipal de Sagrada Família, 26 de Abril de 2024
Projeto Educação Fiscal na Escola
Quarta - Feira, 01 de Novembro de 2017

O Professor Rodrigo de Moura desenvolve com sua turma do 4º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juca Viera seu projeto: Educação Fiscal na escola: aprendendo a ter consciência fiscal na vida em sociedade, com a continuação do projeto no segundo semestre no período de 16 de outubro a 31 de outubro de 2017, os alunos puderam se conscientizar sobre a importância dos serviços que recebemos do Estado e município para a realização do bem comum e para que ele possa cumprir seu papel é necessário obter recursos financeiros, que são arrecadados através dos tributos e utilizados para prestar serviços que atendam as necessidades públicas. Esses recursos vêm através do pagamento dos tributos pelas pessoas e são transformados em bens e serviços, como: educação, saúde, segurança pública, habitação, estradas, creches, saneamento básico, infra-estrutura em geral.

Com o estudo em sala de aula o professor tem a ideia de fazer um passeio pela cidade para observar as necessidades e/ou investimentos que estão sendo realizados pela prefeitura. Observar como está a conservação do patrimônio público (pracinhas, escola, posto de saúde). Realizar um passeio pelos órgãos públicos da cidade (prefeitura, câmara de vereadores). Salientando a importância do acompanhamento das verbas públicas arrecadadas pelo pagamento dos tributos através dos meios de comunicação como jornais, revistas, internet, como o portal da transparência.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação