Prefeitura Municipal de Sagrada Família, 19 de Maio de 2024
Secretário Ivar Pavan Participa de Dia de Campo em Sagrada Família
Sexta - Feira, 27 de Abril de 2012
Na Ocasião Foi Inaugurado o Projeto Número 1 do Programa Irrigando a Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural

Aproximadamente 480 agricultores participaram de um importante Dia de Campo na última sexta-feira (20),nas propriedades das famílias Kuntz e Ninow, da comunidade Esquina Bonita, no município de Sagrada Família. Promovido pela Emater/RS-Ascar, prefeituras de Sagrada Família, Lajeado do Bugre e São Pedro das Missões, juntamente com suas respectivas Secretarias de Agricultura, o evento contou com a participação de diversas autoridades, dentre as quais, do Secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, que ressaltou a importância da assistência técnica no meio rural. “Nossos técnicos da Emater estão de parabéns pelo brilhante trabalho que está sendo desenvolvido nesta região”. Segundo ele, boa parte da riqueza do Estado é oriunda da agricultura familiar e por isso se faz necessário pensar políticas que possibilitem o desenvolvimento do campo. O evento teve por objetivo, mostrar as alternativas e informações sobre bovinocultura de leite, o projeto de irrigação (programa piloto) e sucessão familiar na propriedade. Em seu pronunciamento, O prefeito em exercício do município de Sagrada Família, Sidiclei Miotto, agradeceu a participação das autoridades que prestigiaram o evento e, especialmente, aos agricultores que em grande número participaram do dia de campo. “O evento aqui ocorrido é histórico, pois pela primeira vez conseguimos reunir tantas autoridades num único ato, através do qual, tivemos a oportunidade de desenvolver, um projeto piloto do Governo do Estado na área de irrigação” disse. Após visitar todas as estações, o Secretário Ivar Pavan deu a partida no motor instalado junto ao primeiro açude do programa estadual de irrigação e, ao lado de dezenas de autoridades e agricultores, ele observou o funcionamento do sistema experimental ali instalado. “Nossa Secretaria é responsável por pequenas obras, mas tudo o que estamos fazendo chega até a propriedade do nosso agricultor”, disse. Pavan informou ainda, que esta é apenas a primeira etapa de um programa que deverá, nos próximos meses, se estender para outros municípios. “Nossa previsão é implantar, até o final do mês de junho, 160 projetos de irrigação iguais a este em toda a região”. Somente nomunicípio de Sagrada Família serão construídos, inicialmente, 10 açudes para o programa de irrigação, totalizando um investimento de R$ 69.009,00, sendo 80% deste valor subsidiado pelo Governo do Estado e o restante, ficará por conta do beneficiário e da Prefeitura Municipal.

Fonte: PMun.