Prefeitura Municipal de Sagrada Família, 14 de Maio de 2024
Emater/RS-Ascar colabora na campanha de combate à dengue em Sagrada Família
Segunda - Feira, 20 de Abril de 2015

Uma ação de prevenção e combate à dengue foi realizada na semana passada em Sagrada Família através de um trabalho conjunto entre Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Secretarias Municipais da Saúde, Meio Ambiente e Obras e a Escola Estadual Olímpio Garibaldi Vilarinho. Em torno de 230 alunos voluntários, professores, profissionais da saúde e extensionistas da Emater/RS-Ascar participaram da ação.

O trabalho denominado "Dia D contra a Dengue" consistiu em mapear a cidade, através de uma divisão que permitiu visitar todos os arredores de Sagrada Família. Foi realizada a coleta de lixo no entorno das residências, em especial nas que apresentavam acúmulo de água e facilitavam a proliferação do mosquito transmissor. A equipe orientou a população e amostras de larvas dos mosquitos foram recolhidas e encaminhadas para análise.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, o próximo passo será a realização de uma avaliação das ações desenvolvidas e dos problemas diagnosticados pela equipe. Aos que trabalharam na ação preventiva e de combate à dengue foi disponibilizado luvas, sacos para coleta e um repelente caseiro desenvolvido pela Emater/RS-Ascar.

"Este é um trabalho social de suma importância, em que os alunos e os profissionais têm a oportunidade de visualizar na prática o que não teria o mesmo impacto somente na teoria. Geralmente é no quintal, ao fundo das residências, local que muitas vezes os moradores não percebem, que existe maior possiblidade de foco do mosquito. Não podemos achar que este problema é dos outros, ele pode afetar qualquer pessoa e precisa ser combatido em conjunto com a população", exclamou o técnico em agropecuária e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Eni Jorge Danelli.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sagrada Familia