Prefeitura Municipal de Sagrada Família, 14 de Maio de 2024
O TRABALHO REALIZADO PELO CRAS EM SAGRADA FAMÍLIA
Segunda - Feira, 15 de Junho de 2015

O CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do município de Sagrada Família é responsável pela prestação de serviços e programas socioassistenciais de Proteção Social Básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência. O CRAS faz atendimento individual, de grupo, visitas domiciliares, acolhida e diversos encaminhamentos para a rede sociossistencial.  Articulação da rede existente na área de abrangência fazendo um trabalho em parceria com as entidades e Secretarias municipais como: Educação, Saúde com NAAB, NASF e entidade EMATER.

Serviços-ofertados:

PAIF: Tem o objetivo de prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social, fortalecendo a função protetiva da família contribuindo assim, para sua emancipação e melhoria na qualidade de vida.  Promove o acesso aos benefícios eventuais, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. Apoia as famílias que possuem dentre seus membros indivíduos que necessitam de cuidados por meio da promoção de espaços coletivos de escutas e trocas de vivências familiares.

Grupo de Idosos: Tem por objetivo promover momentos de integração e socialização, oportunizando a reinserção social com o aumento da autoestima e valorização de pessoas acima de  60 anos. Resgata vínculos familiares e sociais, promovendo melhoria na qualidade de vida, desenvolvendo atividades motoras, fortalecendo a autoestima com o resgate da  identidade pela sua historicidade, reduzindo e prevenindo as situações de isolamento social e de institucionalização.

Grupo de mulheres da Linha Encruzilhada, Sete Lotes, Leonel Rocha, e na cidade: Tem por objetivo complementar o trabalho social com famílias inseridas no Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), beneficiários do  Programa Bolsa Família e cadastradas no  Cadúnico oferecendo  um espaço onde as mulheres se identifiquem como  cidadãs  com direitos e deveres, assegurando um espaço de referência para o convívio grupal, familiar, comunitário e social, com o desenvolvimento das  relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo, possibilitando a ampliação do universo informacional, contribuindo também com a renda familiar através dos cursos de geração de renda.

SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:Grupo/oficinas com crianças e adolescentes, são realizadas as oficinas de violão, coral e banda marcial . Tem por objetivo de prestar atendimento socioassistencial, potencializando a rede de Proteção Básica, atuando de forma preventiva sobre aspectos de risco e por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Promove o acesso a serviços setoriais, em especial serviços de educação, saúde, esporte e lazer existentes no município, contribuindo para o usufruto aos demais direitos. Oportuniza o acesso às informações sobre direitos, participação cidadã, a ampliação do universo informacional, bem como estimula o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, contribuindo para o desenvolvimento do protagonismo dos jovens, prevenindo a institucionalização e a segregação de adolescentes, em especial, dos adolescentes com deficiência, assegurando o direito a convivência familiar e comunitária.  Promove o acesso a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistências  social.

Fonte: Prefeitura Municipal de Sagrada Família