Prefeitura Municipal de Sagrada Família, 15 de Maio de 2024
CRAS e Emater/RS - ASCAR desenvolvem ações inclusivas com grupo de mães
Quarta - Feira, 15 de Julho de 2015

A Emater/RS-Ascar em parcerias com Centro de Referência da Assistência Social (Cras), vem desenvolvendo, em Sagrada Família, ações com o grupo de mães Unidas Venceremos. O grupo é formado por dez mães de crianças, jovens e adultos com deficiência. O trabalho é desenvolvido objetivando a inclusão social e produtiva destas famílias. Os encontros acontecem quinzenalmente, com atividades orientadas pela psicóloga do CRAS, Luana de Dordi, e pela extensionista da área social da Emater/RS-Ascar Camila Peruzzo.

As atividades são planejadas conforme as necessidades das mães. É incentivada a produção de artesanato como fonte de renda e prática de saúde mental.
Buscamos potencializar a comunicação verbal e não verbal com o grupo e, dentro deste processo, estimular e trabalhar em nível simbólico os sentimentos e emoções, promovendo a organização interior, autoestima e autocuidado, valorizando as capacidades e potencialidades das mães das crianças, jovens e adultos com deficiência, declarou a psicóloga.

O trabalho com o grupo de m
ães vem demonstrando resultados positivos.“Égratificante acompanhar os resultados que estes encontros proporcionam às mães. As atividades em grupo e os encontros possibilitam a troca de experiências entre elas, o que ajuda nas dificuldades enfrentadas no dia a dia, comentou a extensionista.

Para Fátima Rosa Müller, mãe de dois alunos com deficiência, a participação no grupo trouxe muitos benefícios.
O convite para participar do grupo chegou emótima hora. Posso conversar com mães que vivem a mesma realidade que eu. Além disso, aprendemos o artesanato, que é uma atividade que posso envolver meus dois filhos e ainda conseguir um dinheiro a mais, exclamou Fátima.

A Emater/RS-Ascar e CRAS desenvolvem a
ções de inclusão social e produtiva com os diferentes públicos, oportunizando a garantia de direitos, o acesso a políticas inclusivas e o protagonismo das pessoas com deficiência.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar
Regional de Frederico Westphalen